Existem varias histórias da origem do dia dos pais, a mais conhecida fala que o primeiro a comemorar essa data foi um jovem chamado Elmesu da Babilônia há mais de 4.ooo anos, ele esculpiu em argila uma homenagem para seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida. Porém a escolha de uma data para comemorar o dia dos pais é bem mais recente:
A norte americana Sonora Louise Smart Dodd, em 1909, queria homenagear seu pai William Smart, que teria ficado viúvo quando sua esposa deu a luz ao sexto bebê e criou seus filhos sozinho numa fazenda em Washington.
Depois de adulta, Dodd reconheceu a força e a generosidade do pai, então em 19 de Junho de 1910, em Spokane, Washington foi comemorado o primeiro Dia dos Pais e a flor oficial do evento era a rosa. Todos os pais vivos deveriam ser homenageados com rosas vermelhas e os pais falecidos com flores brancas. A partir daí a comemoração começou a se espalhar. Em 1972, Richard Nixon oficializou o terceiro domingo de junho como dia dos pais.
No Brasil, os pais ganharam um dia especial a partir de 1953, com o incentivo de celebrar a família pelo jornal O Globo do Rio de Janeiro. Primeiro, Instituiu-se o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, mas como no domingo é o dia mais comum das reuniões em família a data foi transferida para o segundo domingo do mês de agosto.
Vários países comemoram essa data especial:
Na Inglaterra e Argentina - no terceiro domingo de junho;
Na Itália e Portugal - no dia de São José, 19 de março;
Na Austrália - no segundo domingo de setembro;
Na Rússia - 23 de fevereiro.
Bom, cada um tem sua história, mas o que importa é não deixar de homenagear essa pessoa tão especial nas nossas vidas: o nosso PAI
Bom, cada um tem sua história, mas o que importa é não deixar de homenagear essa pessoa tão especial nas nossas vidas: o nosso PAI
Dia do Papai é todo dia!!
(texto de Ana Paula -fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário