"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas é que transformam o mundo!" -Paulo Freire.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dinâmicas


 Dinâmica do Chocolate
O grupo deve fazer um circulo e cada pessoa receberá um chocolate. Em seguida o líder pede que todos estendam os braços bem para frente.
O líder então autoriza que os participantes comam o chocolate, mas com uma condição: os braços devem continuar estendidos, não poderá dobrar os cotovelos para comer!
Difícil não é? 
Alguns podem achar difícil, até descobrir a solução!
Os participantes deverão descobrir que só há uma maneira de comer o chocolate: Estendendo o seu chocolate até a boca do colega para ele comer e o colega fazendo o mesmo para ele.
Objetivo: Nós seres humanos não vivemos sozinhos, precisamos sempre uns dos outros. Portanto, ajude o seu próximo pois em algum momento você também precisará de algum auxílio.





Dinâmica dos Defeitos 
Um líder deve distribuir para a turma um balão e um pedaço de papel em branco. Cada participante deve escrever no papel um defeito que ele acredita ter, em seguida, colocar dentro da bexiga. Após encher as bexigas, o grupo se reúne mais próximos uns dos outros e devem jogar as bexigas para cima até que todas se misturem. Depois de alguns minutos cada um pega uma bexiga (não precisa ser a mesma do inicio). 
O líder deve pedir que estourem as bexigas e peguem o papel. Cada um deve ler o que está escrito e dizer para o grupo que conselho daria àquela pessoa.
Objetivo: A primeira dificuldade foi encontrada ao escrever o defeito. É difícil para as pessoas assumirem que têm algum defeito, depois vem os conselhos que são importantes para quem recebe e quem dá. O líder finaliza com a observação de que não somos perfeitos e que não devemos ter vergonha dos nossos defeitos, pois somos todos capazes de dar o melhor de si e superar qualquer dificuldade. 



Dinâmica da Boneca
O grupo deve formar um circulo. Então, o líder informa que a boneca passará de mãos em mãos e cada participante quando pegá-la deverá fazer alguma coisa com ela, por exemplo: dar um beijo, um abraço... o que ela quiser fazer.
Ao passar por todos os participantes o líder informa que o gesto feito na boneca o seu colega do lado direito deverá vai fazer em você. Por exemplo: Se o primeiro participante deu um beijo, seu colega do lado lhe dará um beijo.
Objetivo: Nunca fazer ao seu próximo aquilo que você não quer para você. Quando você faz o bem para seu próximo, receberá o bem, quando você pratica o mal, o mal voltará contra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário